Libreville, Gabão (PANA) – O Governo gabonês decidiu segunda-feira suspender as audiências nos tribunais e encerrar todos os locais de culto, no quadro de medidas para travar a propagação da doença do novo coronavírus (Covid-19), no país.
À medida de suspensão das audiências em tribunais exceptuam-se os "contenciosos essenciais" que seguirão a sua tramitação normal, ao passo que os crentes das diferentes religiões foram instruídos a fazer as orações em casa.
Com o mesmo objetivo, o Governo determinou a redução até um único voo internacional por semana e por companhia aérea que voa para o país, bem como o encerramento dos restaurantes ao público e a interdição das visitas aos hospitais, exceto por autorização expressa do corpo médico.
As aglomerações de pessoas ficam limitadas ao máximo de 30 peossas, como uma das modalidades de confinamento face à pandemia do coronavírus.
Um dispositivo sanitário já foi instaurado nas fronteiras marítimas, terrestres e aéreas, bem como nas estruturas hospitalares essenciais para responder com eficácia à situação prevalecente face à pandemia do coronavírus.
O primeiro caso de coronavírus, no país, foi oficialmente declarado a 12 de março último.
As outras medidas tomadas abrangem o confinamento obrigatório de qualquer pessoa proveniente dos países onde a pandemia é oficialmente declarada e para qualquer pessoa cujo teste ao Covid-19 é positivo.
-0- PANA LAW/JSG/MAR 17março2020