Agência Panafricana de Notícias

Gabão rejeita acusações de desvio de fundos do BEAC por Omar Bongo Ondimba

Libreville, Gabão (PANA) – O Governo gabonês rejeitou as informações divulgadas pelo site Wikileaks que implicam o defunto Presidente Omar Bongo Ondimba num desvio de 30 milhões de euros dos fundos no Banco dos Estados da África Central (BEAC) para financiar o ex-Presidente francês, Jacques Chirac, e o seu sucessor, Nicolas Sarkozy.

Num comunicado publicado quinta-feira à noite em Libreville, o Governo gabonês denunciou « as informações relatadas pela imprensa pública francesa segundo as quais o defunto Presidente estaria na origem de desvios estimados em 30 milhões de euros operados nas contas do BEAC na sua sede em Yaoundé, nos Camarões ».

O Governo gabonês, que julga estas alegações « absurdas e inoportunas », lembra que a gestão dos recursos dos Estados colocados no BEAC é inteiramente delegada a esta instituição pelos Estados membros da Comunidade Económia e Monetária da África Central (CEMAC), indica o comunicado.

« O Presidente da República não pode, portanto, de modo algum ser implicado na gestão das contas abertas no BEAC e é simplesmente informado sobre a situação destas contas pelo seu ministro das Finanças », acrescenta o comunicado.

Estas informações « grosseiramente falsas » apenas visam « manhar a memória de Omar Bongo Ondimba », considera o Governo gabonês, que disse reservar-se o direito de intentar qualquer ação necessária para tirar todas as consequências da obstinação duma certa imprensa que estaria, segundo ele, em inteligência com os opositores gaboneses.

-0- PANA LAW/JSG/MAR/TON 31Dez2010