Gabão regressa à normalidade após mudança de numeração telefónica
Libreville, Gabão (PANA) – O Gabão voltou à normalidade esta segunda-feira, depois de algumas perturbações causadas pela alteração introduzida na semana passada à numeração da sua rede de telefonia, após vários adiamentos e anúncios infrutíferos para uma migração de oito para nove dígitos.
Segundo o presidente da Autoridade Reguladora das Comunicações Eletrónicas e Correios (ARCEP), Lin Mombo, os objetivos visados por esta mudança de numeração foram alcançados e está ultrapassada a confusão provocada junto dos utilizadores, que foram apanhados de surpresa pelo novos procedimentos em que já não conseguiam fazer ou receber telefonemas.
Numa entrevista difundida esta segunda-feira pelo diário “L’Union”, o responsável da ARCEP indica ter consentido “um período transitório de três meses durante o qual a nova e a antiga numeração vão coexistir”.
Segundo Mombo, cabe aos assinantes apropriar-se doravante da nova numeração de nove dígitos.
No entanto, os centros de chamadas das operadoras (222 para a Gabon Telecom e 111 para a Airtel Gabon), estão operacionais e prontos para ter em conta as preocupações dos assinantes.
Para ligar a um assinante no Gabão, será preciso marcar o código (+241) seguido dos últimos oito dígitos do número do assinante, substituindo o dígito zero “0” do início do número do assinante pelo dígito “6” ou “7” para ligar o correspondente.
O dígito "0" do número do assinante deve ser suprimido no formato internacional, mas será marcado no formato nacional, como na Europa.
-0- PANA LAW/JSG/FK/IZ 25nov2019