Gabão regista primeiro caso de coronavírus
Libreville, Gabão (PANA) – O Governo gabonês confirmou, esta sexta-feira, em Libreville, o primeiro caso de um cidadão nacional contaminado pelo coronavírus ou Covid-19.
A revelação deste caso segue-se a múltiplos anúncios sobre a eficácia da aplicação de um dispositivo de controlo da epidemia do coronavírus nas fronteiras.
Trata-se de um jovem de 27 anos de idade que esteve, em Bordeus (França).
O paciente gabonês chegou a Libreville, domingo passado, e não apresentava nenhum sintoma quando foi controlado no aeroporto internacional de Libreville.
Segundo fontes hospitalares, o estado de saúde do paciente tem melhorado progressivamente e está em curso uma "corrida contra o tempo" para identificar as pessoas com quem o paciente teve contactos.
Um dia depois da sua chegada, ele começou a queixar-se de tosse, dor de gargante e de problemas respiratórios, quando foi admitido num hospital militar de Libreville, um dos centros de referência para a assistência de casos de Covid-19.
Os resultados das análises no Laboratório foram obtidos quinta-feira e confirmaram a contaminação pel coronavírus.
O Governo convidou a população a demonstrar vigilância e a não ceder ao pânico e, nomeadamente, a observar as medidas de higiene recomendadas.
Uma notificação formal da descoberta do primeiro caso de contaminação pel coronavírus foi feita à Organização Mundial da Saúde pelas autoridades sanitárias gabonesas.
Nos Camarões, país vizinho, dois casos de contaminação pelo coronavírus foram detetados, a 10 de março de 2020, sendo o primeiro um cidadão francês de 58 anos chegado a 24 de fevereiro, à capital camaronesa, Yaoundé.
-0- PANA LAW/JSG/MAR/IZ 13mar2020