Libreville, Gabão (PANA) – O Gabão totalizou neste fim de semana três mil e 101 casos positivos de covid-19, a epidemia que continua a sua expansão pelo país, onde uma boa parte da população é acusada de não respeitar as medidas preventivas.
Para o Governo, é preciso aumentar a comunicação sobre a pandemia, mas igualmente fazer face ao abrandamento dos reflexos que podem conduzir a uma propagação incontrolada da pandemia.
Para o Ministério do Interior, a recusa das populações de submeter-se às medidas tomadas pelo Governo constitui “um delito de pôr em risco da vida de outrem”.
Depois de três meses de sensibilização sustentada, os atores da cadeia de contaminação serão sancionados por multas, precisa o Governo.
Segundo o Comité de Pilotagem e de Resposta da Luta contra o Coronavírus (COPIL), um pouco mais de 16 mil e 700 testagens foram realizadas desde março de 2020.
O número de óbitos registados é de 21 e o de curas 833 dos dois mil e 247 doentes, enquanto 13 pessoas foram internadas nos serviços de reanimação.
-0- PANA LAW/TBM/MAR/IZ 07junho2020