Gabão reduz voos com destino a Libreville por coronavírus
Libreville, Gabão (PANA) – O Governo gabonês criou um Comité de Pilotagem de Vigilância Sanitária e prepara-se para reduzir os voos aéreos com destino à capital, Libreville, para reforçar a prevenção contra a importação do coronavírus (Covid-19), no país.
A PANA soube segunda-feira junto do Ministério dos Transportes, em Libreville, que uma reunião de crise realizou-se na semana passada, com a participação de representantes de algumas companhias aéreas, para analisar os riscos de propagação da pandemia do coronavírus.
O Gabão registou oficialmente o seu primeiro caso de contaminação por coronavírus através de um cidadão gabonês de 27 anos de idade, proveniente de Bordeus (França) e chegado a Libreville, a 8 de março último.
O diagnóstico mostrou-se positivo apenas quatro dias mais tarde, quando o viajante se apresentou espontaneamente a um hospital, queixando-se de males diversos, depois de estar em contacto com membros da sua família e alguns colegas seus no local de trabalho.
A reunião de crise decorreu sexta-feira passada, sob a coordenação do ministro dos Transportes, Léon Armel Bounda Balonzi, e na paresença de representantes de algumas transportadoras aéreas, incluindo a ivoiriense Air Côte d'Ivoire e a francesa Air France.
A Air France faz parte das companhias de risco, devido à frequência elevada dos seus voos diretos entre Paris e Libreville.
Segundo fontes, em Libreville, uma redução dos voos terá inevitavelmente pesadas consequências financeiras nas companhias.
-0- PANA LAW/JSG/MAR/IZ 16março2020