Libreville, Gabão (PANA) - Face ao agravamento do número de casos positivos de covid-19, o Governo gabonês vai pedir ao Parlamento a prorrogação do Estado de Emergência sanitária, apurou a PANA sábado de fonte oficial, em Libreville.
Inicialmente confinada a Libreville com 164 casos e três em Bitam, no norte do país, a epidemia surgiu em Porto Gentil, uma península cosmopolita de cerca de 160 mil habitantes, onde foi registado um caso de contaminação sexta-feira, mas igualmente em Lambaréné (centro).
O jovem de 24 anos de idade contaminado, em Porto Gentil, trabalha num no mar e teria estado em contacto com 24 dos seus colegas colocados imediatamente em quarentena, embora tenham testado negativo.
Porto Gentil, a segunda maior cidade do país e capital petrolífera e económica, enfrenta uma escassez de máscaras, gel hidroalcoólico e luvas, enfatizaram as autoridades locais, apelando às populações para ser mais vigilantes e a aplicarem rigorosamente sd medidas de distanciamento social, cuja negligência poderá ajudar a propagação rápida da epidemia durante estes tempos chuvosos.
-0- PANA LAW/DIM/IZ 26abril2020