Agência Panafricana de Notícias

Gabão marca autárquicas para 14 de dezembro

Libreville, Gabão (PANA) – As eleições autárquicas serão organizadas a 14 de dezembro próximo no Gabão, anunciou esta quinta-feira a Comissão Eleitoral Nacional e Permanente (CENAP).

Cerca de 600 mil eleitores inscreveram-se para este escrutínio, devendo a campanha eleitoral iniciar-se a 4 de dezembro para terminar a 13 do mesmo mês, segundo a CENAP.

Inicialmente previstas para 23 de novembro corrente, estas eleições autárquicas foram adiadas para dezembro devido ao atraso registado na divulgação dos cadernos eleitorais nos centros de voto.

Quarta-feira, o presidente da União das Forças para a Alternância (UFA, oposição), Jules Aristide Bourdès Ogouliguendé, exigiu uma recontagem manual das pessoas inscritas e apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Proteção dos dados de Caráter Pessoal (CNPDCP).

A queixa faz constatar que o chefe de Estado gabonês, Ali Bongo Ondimba, afirmou, numa entrevista no início desta semana que foram inscritos cerca de 620 mil eleitores, enquanto o ministro do Interior anunciou 578 mil 832 eleitores.

A UFA considera que para uma população total de cerca de um milhão 500 mil habitantes, o corpo eleitoral não deverá ultrapassar 550 mil eleitores, tendo em conta a exclusão dos estrangeiros que constituem cerca de 30 porcento da população e os jovens menores de 18 anos de idade.

-0- PANA LAW/JSG/FK/IZ 7nov2013