Libreville, Gabão (PANA) – O Gabão passou a integrar a Mesa do Comité Permanente das Nações Unidas para as Questões de Segurança na África Central (UNSAC), desde a 49ª reunião ordinária deste órgão realizada recentemente na capital angolana, Luanda, soube a PANA segunda-feira, em Libreville.
Fonte do Ministério gabonês dos Negócios Estrangeiros indicou que a reunião foi selada pela "Declaração de Luanda" relativa ao impacto da mudança climática na paz e segurança na África Central, subscrita por representantes dos países-membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
Os chefes de delegação reafirmaram a determinação dos seus países em lutar de maneira eficaz contra os efeitos da mudança climática, elaborando mecanismos comuns.
A situação geopolítica e de segurança da sub-região, a criminalidade transfronteiriça e os direitos humanos estiveram igualmente no centro das discussões, em Luanda.
São países-membros da CEEAC Angola, Burundi, Camarões, Congo-Brazzaville, Gabão, Guiné Equatorial, República Centroafricana, República Democrática do Congo, São Tomé e Príncipe e Tchad.
-0- PANA LAW/BEH/MAR/IZ 02dez2019