Bruxelas, Bélgica (PANA) - A União Europeia (UE) retirou as companhias aéreas gabonesas da lista negra (blacklist) das proibidas de voo na Europa, por desrespeito das condições de segurança, anunciou a nova comissária europeia para os Transportes, Adina Valean.
Beneficiam desta medida as empresas aéreas como National Regional Transport, Solenta Aviation Gabon, Tropical Air Gabon, e Afrijet Business service, segundo Valean.
Esta medida foi anunciada por ocasião da revisão da lista negra das empresas aéreas proibidas de voo na Europa, porque seus aviões não preenchem os requisitos de segurança para passageiros.
Nessa ocasião, Adina Valean felicitou as autoridades gabonesas da aviação pelos progressos consideráveis realizados no plano da segurança aérea.
O Gabão estava inscrito, desde 2008, nesta lista negra das companhias aéreas proibidas de sobrevoar o território europeu.
Dela constam, no total, 115 companhias proibidas na Europa, das quais Med-ViewAirlines da Nigéria e Air Zimbabwe.
A companhia aérea Air Service Comorese está submetida a restrições de voo na Europa devido ao tipo de aeronaves exploradas.
Esta decisão foi anunciada enquanto se inicia, em Bruxelas, a última cimeira europeia consagrada à Brexit (retirada do Reino Unido da União Europeia), prevista para 31 de janeiro de 2020.
Nenhum ponto sobre África figura na agenda desta reunião europeia, refere-se.
-0- PANA AK/IS/FK/DD 12dez2019