Gabão emite títulos do Tesouro
Libreville, Gabão (PANA) - O Governo gabonês conseguiu finalmente obter uma emissão obrigacionista de mais de 126 biliões de francos CFA, em vez dos 100 biliões de francos CFA inicialmente previstos para cinco anos, no mercado financeiro da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC), confirmou o segunda-feira o Ministério das Finanças.
O empréstimo, remunerado a 6,25 por cento líquidos por ano, permitirá financiar vários projetos nos domínios da saúde, da educação e da agricultura, entre outros.
A emissão de obrigações do Estado gabonês é a primeira operação realizada no mercado financeiro, na zona da CEMAC, desde a unificação das duas bolsas de valores da sub-região, em 4 de julho de 2019, recorde-se.
Criado em 1972, o Banco dos Estados da África Central (BEAC) é o banco central comum dos seis Estados que compõem CEMAC (Camarões, República Centro-Africana, Congo, Gabão, Guiné Equatorial e Tchad).
As funções do BEAC consistem em definir e conduzir a política monetária da CEMAC, emitir notas e moedas (curso legal e poder de quitação na CEMAC), conduzir a política cambial da CEMAC, deter e gerir as reservas oficiais de divisas dos Estados-membros, promover o bom funcionamento dos sistemas de pagamento e liquidação e promover a estabilidade financeira.
-0- PANA LAW/IS/CJB/IZ 15out2019