G7 exorta Líbios a organizarem eleições até finais de 2023
Trípoli, Líbia (PANA) - Líderes do G7 (sete países mais industrializados do mundo) exortaram os líbios e intervenientesí na Líbia a realizarem "eleições presidenciais e parlamentares livres, justas e inclusivas" até ao final deste de 2023 e trabalharem de "forma construtiva" na política processo para alcançarem a estabilidade naquele país da África do Norte.
O G7 é um agrupamento informal de sete das economias mais avançadas do mundo, designadamente Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.
Num comunicado divulgado após uma cimeira ocorrida sábado últimoem Hiroshima, no Japão, o G7 disse s apoiar os esforços das Nações Unidas e trabalhar com a União Africana (UA) e a Liga dos Estados Árabes para alcançar a tão almejada meta de eleições na Líbia.
O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Abdoulaye Bathily, apresentou uma iniciativa relativa à organização de eleições antes do final de 2023 na Líbia, dando ao Parlamento e ao Alto Conselho de Estado um prazo para chegarem, até meados de junho próximo, a elaborar leis eleitorais através duma 13.ª emenda relativa ă criação da Comissão Mista 6+6 para o efeito.
Os membros do G7 expressaram a sua preocupação com a presença crescente das forças russas do "Grupo Wagner" no continente africano, a sua influência desestabilizadora e abusos dos direitos humanos, enfatizando que se esforçarão para apoiar os esforços liderados pela África pela paz, estabilidade e prosperidade no continente.
Dada a situação na África Ocidental, no Sahel e no Corno de África, os líderes do G7 reiteraram que "trabalharemos juntos para apoiarmos os esforços liderados pela África pela paz, estabilidade e prosperidade no continente."
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 21maio2023