Lomé, Togo (PANA) – O Grupo dos cinco, composto pelas embaixadas da Alemanha, dos Estados Unidos, da França, da delegação da Uniaão Europeia (UE), e pela coordenação do Sistema das Nações Unidas no Togo, exige do Governo e da oposição políticas favoráveis à organização dum escrutínio livre, pacífico e transparente”, revela um comunicado transmitido este domingo à PANA em Lomé.
O G5 acompanha "com interesse" a organização de eleições autárquicas a 30 de junho de 2019, que "marca uma etapa importante no reforço da democracia local e na promoção do desenvolvimento básico no Togo”.
Também sublinha a “necessidade de se preservar o clima de paz e se evitar qualquer forma de violência antes, durante e depois do escrutínio”.
O G5, formado durante tensões políticas que o Togo atravessou entre agosto de 2017 e abril de 2018, assiste o país para promover a paz e a concórdia nacional, constituindo um grupo influente que serve de força diplomática entre a oposição e o regime no poder.
Os Togoleses vão às urnas este domingo para elegerem seus conselheiros municipais depois de 32 anos de gestão das câmaras municipais por delegações especiais, indica-se.
-0- PANA FAA/BEH/MAR/DD 30junho2019