G5 Sahel reúne-se à margem da cimeira de Paris
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os chefes de Estado e de Governo do G5 Sahel realizaram uma minicimeira segunda-feira, à margem dos trabalhos da cimeira de Paris sobre o financiamento das economias africanas, aberta esta terça-feira na capital francesa.
A minicimeira foi presidida pelo chefe de Estado do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, n’a qualidade de decano dos chefes de Estado do espaço sub-regional, anunciou a Presidência burkinabe num comunicado.
O comunicado refere que o encontro versou sobre as questões de segurança, desenvolvimento e financiamento da sub-região saheliana.
Os Presidentes Mohamed Bazoum do Níger, Mohamed Ould el-Gazouani da Mauritânia, Bah N'Daw do Mali e o primeiro-ministro do Tchad, Pahimi Padacké Albert, participaram no encontro.
De acordo com a nota, essas personalidades aproveitaram a oportunidade para chegar a posições comuns sobre a problemática do financiamento das economias africanas, neste período de crise de segurança no Sahel e da pandemia da covid-19.
"O encontro que tivemos esta tarde foi para nós uma oportunidade de fazer o ponto da situação no Tchad. Também notamos que, apesar das várias operações conjuntas realizadas no terreno, ainda não conseguimos pôr fim ao terrorismo na nossa sub-região", afirmou o Presidente do Burkina Faso à imprensa.
Lembrou que há uma necessidade de revisitar o modo operatório do G5 Sahel, para uma maior eficácia.
O G5 Sahel foi criado, em 2014, pelo Burkina Faso, Mali, Níger e Mauritânia com o objetivo de lutar contra o terrorismo nesses cinco países do Sahel.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/IZ 18maio2021