Agência Panafricana de Notícias

G5 Sahel quer instalar força conjunta contra terrorismo

Bamak, Mali (PANA) – Peritos em matéria de segurança dos países-membros do G5-Sahel estão reunidos desde quarta-feira, em Bamako, para produzir um plano de operacionalização provisória duma força conjunta contra o terrorismo na região, soube a PANA de fonte oficial na capital maliana.

O encontro é preparatório à reunião dos chefes dos Estados-Maiores do G5-Sahel (Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad) previsto para março de 2017.

Esta visa aplicar as resoluções da terceira cimeira ordinária dos chefes de Estado do G5-Sahel, das quais a instalação imediata da força conjunta do G5-Sahel destinada a coordenar as ações de luta contra o terrorismo e todas as espécies de tráfico na região sahelo-sariana.

Durante três dias, os peritos vão pronunciar-se sobre o conceito estratégico de operação, o conceito de apoio e as regras de engajamento que lhes permitirão definir a arquitetura de comando, a geração da força, a geometria de intervenção, a questão do direito de perseguição, do financiamento e o projeto de orçamento da força.

Estes documentos vão ser submetidos à validação dos chefes dos Estados-Maiores, em março de 2017.

Os chefes de Estado do G5 Sahel estiveram reunidos a 6 de fevereiro último em Bamako, onde tomaram importantes decisões para responder ao terrorismo no espaço sahelo-sariano.

-0- PANA GT/IS/FK/IZ 23fev2017