Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Secretariado Permanente do G5 Sahel e a União das Câmaras de Comércio do G5 Sahel (UCCG5S) assinaram, terça-feira, um protocolo de acordo de cooperação para o acompanhamento dos desafios socioeconómicos e do reforço da resiliência das populações da sub-região.
Segundo um documento transmitido esta quarta-feira à PANA, o entendimento foi alcançado à margem da sexta cimeira dos chefes de Estado do G5 Sahel, em Nouakchott,
O Sahel está confrontado com a propagação do terrorismo, do crime transfronteiriço e da insegurança num contexto de extrema pobreza, agravado pelo fenómeno da mudança climática, nota o documento.
Assim, a assinatura do acordo inscreve-se "no quadro da execução do Programa de Investimento Prioritário (PIP) do G5 Sahel".
Globalmente, trata-se de realizar projetos que contribuem para a luta contra o desemprego e a pobreza e favorecer a fluidez dos intercâmbios nos diferentes corredores do espaço do G5 Sahel.
No plano específico, o protocolo de acordo de cooperação visa projetos com efeitos rápidos, privilegiando zonas desfavorecidas para melhorar as condições de vida das populações de forma concreta e visível.
Os países do G5 Sahel são o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
-0- PANA SAS/JSG/FK/IZ 26fev2020