G5 Sahel apresenta pêsames ao Tchad pela morte de Idriss Deby
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Secretariado Executivo do G5 Sahel exprimiu, terça-feira à noite, os seus mais sinceros pêsames ao povo tchadiano na sequência da morte, no mesmo dia, do seu Presidente, Idriss Deby Itno.
Idriss Deby exercia igualmente, até à sua morte, a presidência rotativa do G5 Sahel, organização sub-regional, que reagrupa Burkina Faso, Mali, Níger, Mauritânia e Tchad.
O G5 Sahel prestou "homenagem à liderança do Tchad a favor da organização", sublinhando que o seu empenho se reflectiu na adoção da Estratégia para o Desenvolvimento e Segurança (SDS), um documento de referência que deu significado e coerência à ação dos cinco Estados membros.
"Durante quase uma década, a solidariedade do exército tchadiano contribuiu para a estabilidade do Sahel. Ela ilustrou-se pela sua bravura e sentido de sacrifício em Adrar des Ifoghas (Mali, em 2013) e Liptako-Gourma (Burkina Faso, Mali, Níger, em 2021)", disse o G5 Sahel num comunicado.
Lê-se também no texto que o Tchad contribuiu para a realização dos objetivos atribuídos pela União Africana à Força Conjunta do G5 do Sahel.
IDI, como foi alcunhado, prestou igualmente apoio significativo à Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas pela Estabilização no Mali (MINUSMA), segundo a mesma fonte.
"Neste delicado período da sua história, o Secretário Executivo do G5 Sahel agradece ao Tchad a sua ação resoluta a favor da estabilidade e prosperidade do Sahel e garante-lhe o seu total apoio à sua transição em curso", concluiu o comunicado.
-0-PANA TNDD/DIM//DD 21abril2021