Agência Panafricana de Notícias

Futuro primeiro-ministro centro-africano discute com Presidente congolês

Brazzaville, Congo (PANA) - Nicolas Tiangaye, proposto pela oposição política centro-africana como primeiro-ministro, chegou segunda-feira à Brazzaville com uma delegação da coligação do grupo rebelde Séléka, para se reunir com o Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, medianeiro ndaccrise na República Centro Africana (RCA), anunciou terça-feira uma fonte oficial.

Sexta-feira passada em Libreville, no Gabão, os protagonistas da crise centro africana assinaram um acordo de saída de crise que prevê um cessar-fogo, a manutenção do Presidente Bozizé no poder e a formação dum Governo de transição de união nacional cujo primeiro-ministro será indicado pela oposição democrática.

A nomeação de Tiangaye pelo chefe do Estado centro africano, François Bozizé, é ainda esperada, mas este último deseja primeiro assegurar-se de que a oposição militar, o Séléka, seja favorável a esta escolha da oposição política centro africana.

Segundo uma fonte próxima da Presidência congolesa, a delegação centro africana é composta por representantes do Séléka e pela oposição não armada.

Eles serão recebidos terça-feira pelo medianeiro, o Presidente congolês, Sassou Nguesso.

"Vamos acordar-nos num protocolo de boa governação. Discutiremos igualmente a nossa segurança, uma vez regressados a Bangui. É preciso que o primeiro-ministro seja nomeado", declarou à imprensa uma fonte próxima da delegação, precisando que estes pontos serão submetidos ao medianeiro, que deve nomear um representante especial em Bangui.

O Presidente Bozizé deseja assegurar-se de que todas as componentes da rebelião estejam de acordo com a escolha de Nicolas Tiangaye.

O medianeiro congolês deseja o respeito escrupuloso dos acordos assinados sexta-feira passada em Libreville, no Gabão.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 15jan2013