Agência Panafricana de Notícias

Futebolistas norte-africano deixam de ser estrangeiros na Tunísia

Tunis, Tunísia (PANA) - Os jogadores membros da União Norte-africana de Futebol (UNF) serão considerados, doravante, como atletas tunisinos locais, quando forem transferidos para a Tunísia, anunciou o Conselho Executivo da Federação Tunisina de Futebol (FTF).

A lei referente a esta inovação entrará em vigor, a partir de 19 de dezembro de 2019, devendo os detalhes conexos serem enviados aos clubes da Primeira Divisão na próxima semana, de acordo com a FTF.

A UNF realizou uma reunião preparatória entre os seus membros, a 19 de agosto último, num hotel da capital tunisina, sob a supervisão conjunta das confederações africana e europeia para adotar propostas feitas pelo presidente da FTF, Wadii Jarii, na sua qualidade de presidente União Norte-africana de Futebol.

Estas propostas dizem respeito à supressão do estatuto de estrangeiro para jogadores da zona quando forem transferidos para a Tunísia no quadro de competições locais, refere-se.

Esta lei visa também facilitar a estes jogadores a deslocação aos demais países-membros da União, designadamente Argélia, Marrocos, Egito e Líbia.

Os árbitros também serão objeto de transferências no quadro da cooperação entre as federações nacionais na África do Norte, de acordo com Wadii Jarii.

-0- PANA YY/IN/DIM/DD/IZ 10dez2018