Agência Panafricana de Notícias

Futebolista belgo-congolês morre em acidente de viação na Alemanda

Bruxelas, Bélgica (PANA) - Junior Malanda, capitão da equipa júnior belga de futebol, morreu sábado num acidente de viatura na Alemanha, soube-se de fontes seguras.

O seu pai, Bernard Malanda, foi diplomata durante muito tempo na Embaixada do Congo na Bélgica e a sua mãe é funcionária duma agência de viagem em Matonge, bairro africano da capital belga.

Junior Malanda, de 20 anos, morreu num acidente na Alemanha onde evoluía no clube Wolfsburg. Com três amigos, ele deslocava-se de carro para Hanovre de onde deveria rumar para a África do Sul para disputar jogos amigáveis contra os "Bafana Bafana".

Segundo a Polícia alemã, a viatura, um Volkswagen Touareg, que circulava a cerca de 200 quilómetros por hora sob forte chuva, saiu da autoestrada antes de capotar.

Junior Malanda estava sentado no banco traseiro da viatura sem cinto de segurança. A violência do choque foi tal que o jovem futebolista foi projetado pelo vidro e os socorristas alemães, que chegaram muito rápido ao local do acidente, não conseguiram salvá-lo.

A Polícia afirmou que o motorista não tinha carta de condução e uma queixa por homicídio involuntário foi apresentada contra ele.

Contrariamente aos outros países europeus vizinhos, não há limite de velocidade nas autoestradas na Alemanha.

A seleção de futebol belga conta vários jogadores de origem congolesa, dos quais Romelu Lukaku e Vincent Kompany, o futebolista mais rico da Bélgica, que atuam respetivamente nos clubes ingleses do Everton e Manchester City.

-0- PANA AK/BEH/IBA/MAR/TON 13janeiro2015