Agência Panafricana de Notícias

Futebol egípcio continua bloqueado após tragédia de Port-Saïd

Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O torneio que deve substituir a edição de 2012 anulada do Campeonato Egípcio de Futebol ainda não foi finalizado, segundo o presidente interino da Federação Egípcia de Futebol (EFA), Anwar Saleh.

« É um projeto que temos mas que ainda não foi concretizado », declarou o responsável da EFA numa entrevista divulgada pelo site oficial da Confederação Africana de Futebol (CAF).

«Tivemos uma reunião com os clubes da Primeira Divisão que nos garantiram que o campeonato não podia retomar neste preciso momento. Estamos igualmente numa situação em que as equipas nacional e olímpica devem preparar-se para as próximas competições », explicou.

O torneio, a decorrer de 29 de março a 19 de maio de 2012, vai substituir o campeonato anulado na sequência dos motins ocorridos em fevereiro último e que fizeram 74 mortos em Port-Saïd, após um jogo entre o Al Masry e o campeão em título, Al Ahly.

Saleh indicou que o Al Masry não participará neste torneio, mas que não é uma sanção para este clube.

Segundo o formato do torneio, as 18 equipas participantes estão divididas em dois grupos.

As equipas destes grupos vão disputar dois jogos cada no termo dos quais as duas melhores vão defrontar-se na final.

O vencedor vai ganhar 750 mil libras egípcias (124 mil dólares americanos) ao passo que o segundo ver-se-á atibuir 420 mil libras egípcias (69 mil dólares americanos), indica-se.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/IBA/FK/DD 13março2012