Funeral nacional sábado em Harare para antigo Presidente Mugabe
Harare, Zimbabwe (PANA) - Um funeral nacional será organizado sábado próximo para o antigo Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, anunciou segunda-feira o Governo zimbabweano.
O ministério zimbabweano dos Negócios Estrangeiros e Comércio Internacional transmitiu as disposições tomadas para as exéquias, numa carta de 8 de setembro corrente, endereçada aos chefes de Missão Diplomática.
Depois de ficar à frente do Zimbabwe durante 37 anos, Mugabe morreu sexta-feira última de madrugada, num hospital de Singapura, onde vivia com a sua esposa, Grace.
"O funeral nacional vai decorrer sábado de manhã, 14 de setembro de 2019, no Estádio Nacional Desportivo de Harare”, indica a carta que não revela a hora, nem o lugar do enterro.
Mas, segundo o antigo ministro Jonathan Moyo, que é também um próximo da família Mugabe, a inumação terá lugar no Campo dos Heróis da Nação.
O Governo zimbabweano quer inumá-lo no “Campo dos Heróis da Nação, dedicado aos indivíduos que contribuíram para a independência do Zimbabwe, em 1980.
Mas Mugabe, amargurado depois de derrubado por um golpe de Estado militar, em novembro de 2017, terá exprimido as suas últimas vontades de um dia ser enterrado na sua aldeia natal em Zvimba, um distrito da província Ocidental de Mashonaland.
O ex-Presidente estava hospitalizado desde abril último, em Singapura, devido à degradação do seu estado de saúde, que se agravou em finais de agosto último, até à sua morte sexta-feira última de manhã cedinho, aos 95 anos de idade.
-0- PANA TZ/MA/NFB/JSG/MAR/DD 09set2019