Fundos dos EAU melhoram taxa de câmbio no Sudão
Cartum, Sudão (PANA) – O depósito de 250 milhões de dólares americanos efetuado pelos Emiratos Árabes Unidos (EAU) no Banco Central do Sudão (CBOS) ajudou a estabilizar a taxa de câmbio da moeda nacional, anunciou um responsável sudanês.
Segundo o porta-voz do CBOS, Najim-Eddin Hassan Ibrahim, o crédito dos EAU cedido através do Fundo para o Desenvolvimento de Abou Dhabi (ADFD), permitirá ao Banco Central Sudanês “alcançar a estabilidade financeira e monetária”.
Ele explicou que os fundos depositados alguns dias após o derrube do Presidente Omar al-Bashir, pelo Exército, teve “efeitos positivos sobre a taxa de câmbio da libra sudanesa em relação às divisas ocidentais" e que contribuirá para colmatar o défice da balança de pagamentos.
Ibrahim saudou os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita por terem dado tal apoio ao Sudão cujos “Governo e povo apreciam, particularmente com satisfação e gratidão, a ação dos países irmãos”.
O Fundo para o Desenvolvimento de Abdou Dhabi assinou, no último fim de semana, um acordo com o Banco Central do Sudão relativo ao desembolso de 250 milhões de dólares americanos (918 milhões de dirhams árabes).
O documento foi assinado no quadro de um programa conjunto de três biliões de dólares americanos concedidos pelos Emirados Árabes Unidos ao Sudão para apoiar a economia e responder às necessidades essenciais do povo sudanês, segundo a mesma fonte.
-0- PANA MO/RA/ASA/BEH/SOC/FK/IZ 30abril 2019