Agência Panafricana de Notícias

Fundo de investimento suíço constrói 40 mil casas sociais nos Camarões

Doualá, Camarões (PANA) – O ministro camaronês da Habitação e Desenvolvimento Urbano (MINHU), Jean Claude Mbwentchou, declarou que um fundo de investimentos suíço, Vital Capital Fund, vai brevemente iniciar a construção de 40 mil casas sociais nos Camarões.

Mbwentchou fez esta declaração quinta-feira à margem da quinta edição do « Cameroon Business Forum » (CBF) realizada em Doualá (metrópole económica do país).

No quadro desta operação, o Vita Capital Fund será associado ao Deutsche Bank nos termos do acordo concluído e assinado com vista a garantir a montagem financeira deste projeto de construção.

O Estado camaronês e este fundo de investimento rubricaram, a 10 de outubro de 2013 em Yaoundé, uma convenção neste sentido, que prevêe a construção das 40 mil casas projetados por fase de cinco mil em várias cidades dos Camarões.

As negociações entre o Governo camaronês e o Vital Capital Fund para este projeto iniciaram-se durante a audiência mantida pelo Presidente da República, a 19 de março de 2013, com o fundador deste fundo de investimento, Eytan Stibbe.

No termo desta audiência, Stibbe indicou que este fundo possui uma linha de crédito de 500 milhoes de dólares americanos (cerca de 250 biliões de francos CFA) que permite realizar projetos de investimento na África Subsriana em geral e nos Camarões em particular.

A prazo, este projeto contribuirá para colmatar o défice de casas sociais avaliado num milhão nos Camarões.

-0- PANA NNM/IS/FK/TON 07março2014