Agência Panafricana de Notícias

Fundo de Solidariedade Africana oferece $ 1,5 milhão a países afetados por vírus do Ébola

Accra, Gana (PANA) - A Guiné Conakry, a Libéria e a Serra Leoa, países mais afetados pela epidemia de Ébola, receberão cada 500 mil dólares americanos para reduzir o impacto potencialmente devastador desta doença sobre a segurança alimentar e os meios de existência dos agricultores e dos outros habitantes das zonas rurais, indica um comunicado da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) publicado terça-feira.

No total, um milhão e 500 mil dólares americanos, concedidos pelo Fundo Fiduciário de Solidariedade Africana, financiarão as iniciativas recentemente lançadas pela FAO no quadro do seu Programa de Intervenção Regional para apoiar a agricultura e a segurança alimentar face à ameaça do vírus do Ébola na África Ocidental.

Os fundos deverão ser gastos num período de 12 meses para ajudar sete mil e 500 famílias, ou seja quase 45 mil beneficiários, nos três países identificados.

As atividades envolvem a mobilização social e a formação para conter a propagação da doença, o reforço dos sistemas de poupança e de empréstimo, nomeadamente a favor das mulheres, e o fornecimento de fertilizantes agrícolas para ajudar as famílias rurais a preservar as suas receitas e os seus meios de existência.

Em novembro último, a FAO lançou um apelo aos doadores de fundos exortando-os a mobilizar com urgência 30 milhões de dólares americanos para ajudar a atenuar o impacto do vírus do Ébola sobre a segurança alimentar e nutricional das comunidades afetadas pela epidemia na Guiné Conakry, na Serra Leoa e nos países vizinhos de risco.

A FAO já desembolsou quase um milhão e 800 mil dólares americanos com os seus próprios fundos de emergência para financiar o seu Programa de Intervenção Regional contra o Vírus do Ébola.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/FK/TON 03dez2014