Fundo de Desenvolvimento Agrícola financia $ 125 milhões para agricultores no Malawi
Paris, França (PANA) – Um programa avaliado em 125 milhões e 400 mil dólares americanos para a comercialização da produção da pequena agricultura a favor de 300 mil famílias do Malawi foi assinado, sexta-feira, entre o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Governo do Malawi.
Este novo programa para o Malawi vai consolidar os êxitos e as boas práticas do Programa de Melhoria dos meios de subsistência das populações rurais e da economia e vai reproduzí-los à maior escala, refere um comunicado oficial.
O documento nota que o programa em causa vai destacar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, graças ao reforço do acesso aos mercados e aos serviços financeiros, baseando-se igualmente na adaptação às mudanças climáticas essencial para a redução da pobreza.
Intitulado "Programa de Transformação da Agricutlura pela Diversificação e Empreendedorismo (TRADE)", o projeto vai ajudar o Malawi a atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)e contribuirá para melhorar os meios de existência das populações rurais.
Participará igualmente no desenvolvimento de fileiras para sete produtos básicos, tais como amendoim, soja, tornassol, batatas, produtos leiteiros, carne bovina e mel.
O TRADE vai reforçar ainda a capacidade dos pequenos exploradores agrícolas, vai organizá-los no seio de organizações de produtores, incentivará as parcerias com pequenas e médias empresas e desenvolverá também as estradas e outras infraestruturas rurais.
A FIDA, instituição financeira internacional e organismo especializado das Nações Unidas, investiu, desde 1981, mais de 336 milhões de dólares americanos, no Malawi, em 14 programas e projetos de desenvolvimento avaliados em perto de 638 milhões de dólares, beneficiando diretamente mais de dois milhões de famílias rurais.
-0- PANA BM/IS/MAR/IZ 24dez2019