Fundo da ONU financia assistência a refugiados no Níger
Niamey, Níger (PANA) - O Fundo Central de Resposta a Urgências das Nações Unidas (CERF) concedeu ao Níger sete milhões, 995 mil e 737 dólares americanos para enfrentar as consequências humanitárias da chegada repentina de mais de 41 mil refugiados nigerianos à província nigerina de Maradi.
Segundo um comunicado do Escritório de Coordenação dos Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA), em Niamey, várias famílias nigerianas que fogem a violência armada nos Estados de Sokoto, Katsina e Zamfara (Nigéria) instalaram-se em Guidan Roumji, Guidan Sori e Tibiri, em Maradi.
Estes movimentos populacionais criaram necessidades adicionais significativas em quase todos os setores de intervenção, tanto para os refugiados como para as comunidades de acolhimento na região, indica a nota do OCHA.
Os fundos do CERF permitirão às agências das Nações Unidas e aos seus parceiros no terreno prestar assistência de emergência aos refugiados e às comunidades de acolhimento nos domínios da segurança alimentar e da nutrição, água, higiene e saneamento, abrigos e artigos não alimentares, saúde, proteção, violência baseada no género, entre outros.
"Espero que este financiamento e as atividades que serão implementadas nos permitam garantir a segurança humana destas pessoas, proporcionar-lhes assistência coordenada e mais fluída e ajudar a manter um ambiente de receção mais digno e pacífico", disse Fatouma Bintou Djibo, coordenadora humanitária do Níger.
Em 2019, o CERF concedeu sete milhões, 989 mil e 787 dólares americanos ao Níger, para responder a emergências humanitárias nas províncias de Tahoua e Tillabéri.
Criado em 2005, no âmbito do processo de reforma humanitária, o CERF oferece uma oportunidade única para países como o Níger de terem acesso a "financiamento rápido, flexível e imediatamente disponível", salvando assim vidas e fortalecendo a capacidade de resposta da comunidade humanitária.
-0- PANA SA/BEH/CJB/IZ 07nov2019