Agência Panafricana de Notícias

Fundo árabe financia desenvolvimento de centrais elétricas na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fundo Árabe para o Desenvolvimento Económico e Social (FADES) vai financiar o desenvolvimento de centrais elétricas em várias cidades da Mauritânia nos termos de uma convenção assinada este domingo, no valor de três biliões de ouguiyas mauritanas (cerca de 28 milhões de dólares americanos), soube a PANA de fontes oficiais.

A convenção foi assinada pelo ministro mauritano dos Assuntos Económicos e Desenvolvimento, Sidi Ould Tah, e pelo diretor-geral do FADES, Abdel Latif Youssef El Hamd.

Este financiamento «visa contribuir para a satisfação da procura crescente de eletricidade em 30 cidades mauritanas até 2020 através do aumento da capacidade das instalações elétricas » num país cujo défice elétrico estima-se em 35 porcento das necessidades, indicaram as mesma fontes.

Nos últimos 36 anos, o FADES financiou vários projetos de desenvolvimento na Mauritânia nos domínios da hidráulica, da eletricidade, das telecomunicações, das minas, das estradas, da pesca, do desenvolvimento rural e da saúde, entre outros.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/FK/IZ 03fev2013