Agência Panafricana de Notícias

Fundo Saudita de Desenvolvimento desembolsa $ 135 milhões a favor da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Fundo Saudita de Desenvolvimento (FSD) disponibilizou segunda-feira 135 milhões de dólares americanos para a Mauritânia destinados à realização de diversos projetos nos domínios da energia, das infraestruturas rodoviárias e da agricultura, constatou a PANA no local.

Para o efeito, as duas partes assinaram três convenções, das quais a primeira tem a ver com « um projeto de interconexão elétrica Nouakchott/Zouerate, graças a uma linha de alta tensão de 125 KVA, passando pelas cidades de Akjout e de Atar, ou seja mais de 600 quilómetros de extensão, que vai abastecer a preço módico várias zonas mineiras e turísticas ».

A segunda convenção relaciona-se com « a construção duma Estrada Nacional Número 1 que liga Nouakchot, Akjoujt e Benichaab e uma Estrada Nacional Número 4 que liga Nouackhott à cidade de Nouadhibou (a segunda do país), que vai garantir a ligação às zonas rurais situadas neste percurso, segundo um documento transmitido à PANA.

No que diz respeito à terceira convenção, ela consiste em aumentar o caudal do rio Mauritânia graças à reabilitação e extensão dum canal situado na localidade de Koundi (sudoeste).

Nos últimos 35 anos, o FSD financiou, na Mauritânia, a realização de 38 projetos de desenvolvimento com base em empréstimos concessionais.

-0- PANA SAS/JSG/FK/DD 29agosto2017