Libreville, Gabão (PANA) - O Fundo Monetário Internacional (FMI) elogiou segunda-feira os esforços feitos pelas autoridades gabonesas para melhorar o clima dos negócios, com a criação de uma conta no Banco Central e a promulgação da lei dos investimentos e dos códigos mineiros e petroleiros.
Uma delegação do FMI liderada pelo seu representante-residente no Gabão, Marcos Poplawski-Ribeiro, reuniu-se com o primeiro-ministro gabonês, Julien Nkoghe Bekale, em Libreville, para estatuir sobre o avanço do Programa de Apoio Orçamental concluído entre o país e a instituição, soube-se no fim de semana de fonte oficial.
O Governo gabonês considera que o seu objetivo principal é instar os operadores económicos a investir no Gabão, onde a atividade económica conhece hoje "uma melhoria significativa" com uma taxa de crescimento que deverá atingir 3,4 por cento este ano e 3,8 porcento em 2020.
“A conclusão dos quarto e quinto rendimentos do programa está no bom caminho”, garantiu Poplawski-Ribeiro.
Em dezembro de 2019, o Gabão concluiu com o FMI um programa de apoio orçamental de 642 milhões de dólares americanos, ou cerca de 321 biliões de francos CFA.
-0- PANA LAW/BEH/SOC/MAR/IZ 22nov2019