Agência Panafricana de Notícias

Fundo Global do Ambiente disponibiliza $8 milhões para projetos em Cabo Verde

 

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Fundo Global do Ambiente (GEF) disponibilizou quarta-feira para Cabo Verde oito milhões de dólares para serem utilizados, durante cinco anos, em projetos nas áreas da mudança climática, da degradação do solo e da biodiversidade, apurou a PANA na cidade da Praia, de fonte segura.

O anúncio deste financiamento foi feito pelo diretor nacional do Ambiente, Alexandre Rodrigues, à margem do Diálogo Nacional para a Sétima Reprogramação do GEF-7”, promovido pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, e que acontece durante dois dias, na capital cabo-verdiana.

Trata-se, segundo ele, de um encontro, que conta com a participação de parceiros nacionais e internacionais, bem como das agências das Nações Unidas.

O mesmo vai servir para definir, dentro das prioridades do Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED), os projetos a serem implementados com este montante.

Alexandre Rodrigues avançou que esta indicação, “a ser feita dentro da conjuntura da recuperação pós-covid-19”, vai ser dada dentro de um ano e meio, reiterando que o projeto vencedor terá que abarcar as áreas da mudança climática, da degradação do solo e da biodiversidade.

O responsável esclareceu que o GEF mudou a filosofia de financiamentos na forma de integração dos projetos, indicando que sejam “único e integrador”, em vez de serem divididos por setores.

“Também mudou a forma de apresentação dos co-financiamentos, o modo de trabalhar entre países da sub-região e de outras que vão ser discutidos para se ver a melhor forma de encaixar os nossos projetos”, acrescentou.

O GEF, apresentado na reunião de Paris (França), em novembro de 1990, é um programa para auxiliar os países em desenvolvimento na implementação de projetos que buscam soluções para as preocupações globais em relação à proteção dos ecossistemas e à biodiversidade.

Entretanto, Alexandre Rodrigue informou que a Direção Nacional do Ambiente já recebeu propostas de 43 projetos, sendo que 19 já foram aprovados, contando com um co-financiamento dos parceiros nacionais, num orçamento que ultrapassa os 170 milhões de dólares e com um donativo a volta de 29 milhões de dólares.

“Isto demonstra um grande empenho que o Governo e os parceiros têm tido em maximizar os projetos e na sua replicação em outras áreas, o que é também uma das filosofias do GEF”, concluiu.

-0- PANA CS/DD 22julho2020