Agência Panafricana de Notícias

Fundo Global disponibiliza 11 milhões de euros para combater doenças em São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe- (PANA) - O Fundo Global disponibilizará ao Estado São Tomense 11 milhões e 600 mil euros para o sistema de saúde nacional, soube a PANA de fonte oficial.

A subvenção do Fundo Global visa combater o paludismo, a sida e a tuberculose durante este ano, de acordo com a fonte.

O co-financiamento por esta estrutura da luta contra o paludismo ultrapassa os dois milhões de euros, disse a mesma fonte.

Entre 2021 a 2023, o Fundo Global comprometeu-se a disponibilizar 11 milhões e 695 mil euros, para o arquipélago santomense com vista a combater as patologias acima referenciadas.

“Esperamos que que aumentos destas verbas permitam a eliminação destas doenças no arquipélago", afirmou Claudina Cruz, representante da Organização Mundial da Saúde no país.

As primeiras subvenções do Fundo Global para arquipélago aconteceram em 2005, no entanto  fundos adicionais registam um acréscimo, no tocante à sida e ao paludismo, atendendo ao peso das doenças ao nível do rendimento do país, revelou.

“O grande o objetivo que temos, prosseguiu, é contribuir para o desenvolvimento do milénio, ou seja eliminar as três grandes endemias, até 2030”.

Por sua vez, a ministra da Saúde, Edgar Neves, congratulou-se com o apoio financeiro a ser disponibilizado, fruto, disse, do engajamento feito pelo Governo com vista a combater estes flagelos.

-0- PANA RMG/DD 13jan2020