Agência Panafricana de Notícias

Fundo Africano para Urgências de Saúde Pública em África já vai funcionar, diz OMS

Brazzaville, Congo (PANA) – O Fundo Africano para as Urgências da Saúde Pública (FAUSP) já vai ser operacional, anunciou sexta-feira em Brazzaville o diretor regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África, Luis Sambo.

O Fundo foi proposto pelo Angolano Luis Sambo e aprovado pelos ministros da Saúde e pelos chefes de Estado africanos, segundo um relatório apresentado sexta-feira em Brazzaville na 63ª sessão do comité regional da OMS.

De acordo com Luis Sambo, o manual operacional do FAUSP foi examinado e aprovado durante uma reunião do comité de seguimento do fundo decorrido em Brazzaville em maio de 2013.

Acrescentou que cinco países pagaram um milhão e 700 mil dólares americanos a título da sua contribuição para o FAUSP para 2012 e 2013.

Instou a reunião a exortar todos os Estados membros a preverem uma linha nos seus orçamentos nacionais para a sua contribuição anual ulterior, fixada em 50 milhões de dólares americanos, para o FAUSP e pagarem as suas contribuições ao fundo para os anos 2012 e 2013.

O FAUSP tem como objetivo mobilizar, gerir e desembolsar recursos suplementares provenientes dos Estados membros para responderem rápida e eficientemente às urgências de saúde pública de alcance nacional e internacional.

-0- PANA MB/JSG/CJB/DD 7set2013