Agência Panafricana de Notícias

Fundo Africano demite mais de 34 por cento do pessoal

Cotonou- Benin (PANA) -- O Fundo Africano de Garantia e Cooperação Económica (FAGAE) vai demitir nos próximos dias 19 agentes, ou seja 34,5 por cento do seu pessoal, segundo um comunicado da instituição continental sediada em Cotonou.
De acordo com o comunicado do qual a PANA obteve a cópia, o despedimento destes agentes inscreve-se nas medidas de redução dos encargos de funcionamento da instituição, recomendadas por um estudo de avaliação baseado num balanço de competência.
No termo do processo de avaliação realizado num período de dois meses, foi recomendada a demissão de 19 dos 55 agentes e a manutenção de apenas 36 empregados, dos quais 15 (41,7 por cento) expatriados e 21 Beninenses (58,3 por cento do efectivo).
O FAGACE funcionava com 55 agentes, dos quais 36 Beninenses e 19 expatriados.
Além destas medidas, o fundo continua disposto, segundo o comunicado, a acompanhar o pessoal demitido nas suas iniciativas de inserção profissisonal "através do eventual exame dos dossiers de pedido de garantia".
Criado em Fevereiro de 1977 em Kigali (Ruanda), o FAGACE tem como missão contribuir para o desenvolvimento económico e social dos Estados africanos ao atribuir um interesse particular aos membros mais desfavorecidos economicamente.
A instituição esforçou-se para garantir empréstimos a médio ou longo prazos destinados ao financiamento de projectos economica e financeiramente rentáveis e empréstimos a curto prazo destinados ao financiamento de créditos de campanha e de empréstimos interbancários.