Agência Panafricana de Notícias

Fundação britânica revela plano de guerra do Estado Islâmico contra Europa

Túnis, Tunísia (PANA) – A fundação britânica de pesquisas e luta contra o extremismo “Quilliam” revelou recentemente um plano desenvolvido pelo Estado Islâmico, “Daesh” (em árabe), destinado a explorar a situação na Líbia para perpetrar uma guerra contra o sul do continente europeu.

A fundação precisou ter obtido documentos que contêm o plano do « Daesh » que consiste em retirar os seus combatentes da Síria e do Iraque para os conduzir à Líbia donde eles partiriam pela via marítima enquanto migrantes clandestinos, em direção à Europa.

Um dos documentos obtidos pela Quilliam lembra que apenas 490 quilómetros separam a Líbia no sul das costas de Sicília, ilha à qual podem chegar utilizando embarcações rudimentares ».

O antigo responsável dos Serviços de Inteligência britânicos « MI6 », John Sawers, citado pelo jornal britânico « The Daily Telegraph », apelou para a necessidade do envio de forças inglesas para a Líbia na sequência da morte de 21 Egípcios coptas, decapitados pelo «Daesh».

Por seu lado, o embaixador do Egito na Grã-Bretanha, Nacer Kamel, advertiu que embarcações cheias de terroristas poderão chegar à Europa se esta não tomar uma posição comum relativa à Líbia.

A Quilliam é uma fundação criada por vários antigos militantes islamitas e apresenta-se como um grupo de reflexão especializado na luta contra o extremismo, com o objetivo de criar uma ponte entre o Islão e o Ocidente.

-0- PANA AD/IN/JSG/FK/IZ 20fev2015