Fundação britânica envia peritos eleitorais à Gâmbia para presidenciais
Banjul, Gâmbia (PANA) - A Fundação Westminster para a Democracia (WFD), sediada no Reino Unido, enviou peritos eleitorais para observar as próximas eleições presidenciais, na Gâmbia.
A WFD disse num comunicado disponibilizado à PANA, na quarta-feira, que uma missão de observação de peritos eleitorais (TEEOM) para as eleições de 04 de dezembro de 2021 começou a 01 de novembro.
A missão centra-se nos direitos e oportunidades das mulheres, jovens, pessoas com deficiência e outros grupos sub-representados de participarem no processo eleitoral.
Ela também está interessada em liberdade de imprensa e cobertura de redes sociais das eleições.
A missão da WFD segue-se a um convite da Comissão Eleitoral Independente (IEC) e inclui três peritos internacionais apoiados por uma equipa de especialistas nacionais e controladores da imprensa.
Para Anthony Smith, diretor executivo da WFD, as eleições são um processo essencial numa democracia, sendo importante que todos tenham o direito e a oportunidade de se pronunciar sobre o futuro de seu país por meio das eleições.
“A participação das mulheres e grupos sub-representados, como jovens ou pessoas com deficiência, é um grande desafio nas eleições em todos os lugares, não apenas na Gâmbia. A integridade da eleição também é moldada pela imprena e pelo cenário das redes sociais. É fundamental entender esta paisagem ”.
“Fornecer uma análise eleitoral através deste ângulo permitirá ao Reino Unido fornecer uma contribuição direcionada para apoiar a Gâmbia na sua evolução democrática.”
A missão apresentará as suas conclusões preliminares depois das eleições e um relatório final com recomendações no final do processo eleitoral será divulgado em 2022.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/MAR/IZ 03nov2021