Fundação Mo Ibrahim saúda Conselho Soberano no Sudão
Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – A Fundação Mo Ibrahim declarou ter acolhido "com entusiasmo" a instauração de um Conselho Soberano de Transição, no Sudão, como marco de uma etapa importante para o país e os seus habitantes.
Numa nota distribuída quinta-feira, a Fundação formula votos de que esta nova página que se abre conduza para uma transição pacífica e instauração de um regime democrático estável dirigido por civis.
Um regime civil democrático é a única via para garantir uma boa governação duradoura partilhada por todo o povo sudanês e para o seu benefício, refere o documento.
Na sua declaração, a Fundação encoraja a continuação de um diálogo inclusivo, a nível nacional, e um verdadeiro apoio da comunidade internacional como fatores determinantes para o êxito desta transição.
Felicita calorosamente o economista Abdallah Hamdok pela sua nomeação como primeiro-ministro e exprimiu-lhe o seu apoio para priorizar a prosperidade económica e construir uma paz duradoura no Sudão.
A Fundação Mo Ibrahim destaca ainda o seu "forte engajamento" durante toda a sua carreira profissional para fazer respeitar os princípios de liderança e de boa governação, em África.
Manifesta igualmente o seu reconhecimento por ter presidido durante seis anos ao Conselho Consultivo do Índice Ibrahim da Governação em África (IIAG), pelo que o presidente da Fundação, Mo Ibrahim deseja-lhe "tudo de melhor na sua nova função cuja tarefa é imensa".
Mo Ibrahim apelou para o envolvimento de todos com vista a garantir um êxito perene da transição numa altura em que o Sudão está num ponto crítico da sua história.
Finalmente, congratulou-se com a presença de duas mulheres no Conselho Soberano, incluindo uma representante da minoria cristã copta.
-0- PANA BAL/IS/MAR/IZ 23ago2019