Agência Panafricana de Notícias

Fundação "Amane de Desminagem" descobre campo de minas antipessoal em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – Cerca de 11 mil minas antipessoal foram descobertas perto do aeroporto de Maatigua (subúrbio leste de Tripoli), anunciou o diretor-geral da Fundação “Amane de Desminagem”, Mashallah Zwei.

Entre estas 11 mil minas, cerca de 250 foram neutralizadas durante uma semana, precisou Mashallah Zwei, citado quarta-feira pela Agência Líbia de Notícias (LNA, Libyan News Agency)".

Ele assinalou que o trabalho continua ainda para remover o resto das minas que apareceram à superfície após chuvas caídas sobre a cidade de Tripoli, o que aumenta o risco de explosão a qualquer momento.

O diretor da Fundação Amane disse também que a sua instituição descobriu uma grande quantidade de minas e restos de explosivos e armas em Zliten (cerca de 170 quilómetros a sudeste de Tripoli) bem como em Ghot Roumae em Tajoura (leste de Tripoli) onde existem grandes quantidades de munições de todos os tipos.

Ele afirmou que a Fundação trabalha atualmente na sua identificação com vista à sua eliminação.

Ele sublinhou a disponibilidade da sua instituição, que efetua voluntariamente esta tarefa, a trabalhar com qualquer outro organismo para a desminagem dos sítios infestados pelos campos de minas no país.

Sobre as próximas ações da sua Fundação, ele indicou que esta pretende elaborar um programa de sensibilização das populações aos riscos das minas através de autocolantes e cartazes.

O diretor da Fundação Amine para a Desminagem afirmou que a sua instituição decidiu patrocinar cerca de 50 crianças vítimas de explosões de minas, responsabilizando-se pelos seus tratamentos médicos e acompanhamento social.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 16nov2011