Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Uma fuga de provas de admissão para o primeiro ano do ensino secundário está a suscitar uma polémica na Mauritânia,
Está actualmente em debate na Mauritânia uma fuga de testes para o exame de admissão para o primeiro ano do ensino secundário, que está a decorrer desde na quinta-feira Mauritânia, informou sexta-feira Al Akhbar, um site noticioso online.
O Ministério da Educação Nacional e Formação Profissional indicou, sexta-feira, que os centros de provas deviam distribuí-las quinta-feira à noite, indicou "Al Akhbar".
A decisão foi tomada tarde, pois as provas, principalmente em língua árabe, foram propagadas e amplamente partilhadas nas redes sociais como WhatsApp e Facebook, de acordo com a fonte.
No entanto, as comissões encarregues de supervisionar os testes nos centros tiraram-nos momentaneamente mas acabaram por as revalidar por ordens do Ministério, disse a fonte.
Contrariamente a estas afirmações, o Ministério da Educação Nacional e Formação Profissional anuncia o recomeço dos testes dispersos para sexta-feira próxima, 9 de outubro corrente.
Explicando as razões desta fuga, o Ministério evocou "um erro técnico que levou à abertura de envelopes e à distribuição dos testes em língua árabe num dos centros em zonas rurais, no primeiro dia do concurso.
-0- PANA SAS/BEH/DIM/DD 03outubro2020