Madrid Espanha (PANA) - Marrocos é um parceiro "viável e sólido" da União Europeia (UE) na gestão dos fluxos migratórios, no Mediterrâneo, considera a Agência Europeia de Controlo das Fronteiras (Frontex), qualificando de "excelente" a cooperação com o reino marroquino.
"Marrocos tem feito enormes esforços em termos de gestão da migração", disse o diretor executivo da Frontex, Fabrice Leggeri, numa entrevista à "Europa Press", publicada no domingo.
A confiabilidade de Rabat, segundo Leggeri, é ilustrada pelo facto de que a rota migratória do Mediterrâneo Ocidental "está sob controlo".
“Temos mais ou menos o mesmo nível de chegadas do ano passado, o que mostra que as autoridades marroquinas até reforçaram a gestão das saídas de Marrocos e tomaram medidas de combate às atividades criminosas ligadas ao tráfico de seres humanos”, frisou.
Este resultado é fruto da "colaboração frutuosa" das autoridades marroquinas com os seus homólogos europeus no quadro da gestão dos fluxos migratórios, frisou o responsável da Frontex.
Marrocos, que é "muito ativo" na sua colaboração com a Frontex e a UE, bem como com a Espanha, "desenvolve um esforço diário no terreno", acrescentou Leggeri.
-0- PANA YY/IN/JSG/MAR/IZ 23ago2021