Agência Panafricana de Notícias

Fronteiras do Burkina Faso continuam fechadas devido ao coronavírus

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA)  - O Governo do Burkina Faso anunciou esta terça-feira que as fronteiras do país continuam encerradas até nova ordem no quadro da luta contra o coronavírus.

Assim, as fronteiras terrestres e ferroviárias continuam fechadas a qualquer tráfego, com exceção do frete e do humanitário.

Também estão fechados os aeroportos de Ouagadougou e de Bobo-Dioulasso aos voos comercias, salvo voos internos e militares e os ligados ao frete e ao humanitário.

Também estão proibidas em todo o território nacional cerimónias fúnebres e funerárias que mobilizem mais de 50 pessoas.

As mortes ligadas à Covid-19 (coronavírus) devem ser tratadas em conformidade com as medidas sanitárias adotadas pelo ministério da Saúde.

O decreto também proíbe, em todo o território nacional, cerimónias de casamento e de baptismo, que agrupem mais de 30 pessoas.

Ele sublinha que estão confinadas nos seus domicílios ou nos centros de tratamento sanitários  para os casos que necessitem duma hospitalização, as pessoas testadas.

Também, está colocada em quarentena qualquer pessoa proveniente do exterior sem certificado de contagiosidade ou qualquer pessoa que tenha tido um contacto físico com um caso positivo de Covid-19.

Estão proibidas, em todo o território nacional, a partir de 4 de maio 2020, às 24 horas, até a 30 de junho de 2020, às 24 horas, quaisquer  manifestações salvo se forem  precedidas por uma declaração prévia e obrigatória.

Os bares e os restaurantes abrirão a 15 de maio corrente, enquanto as aulas retomarão progressivamente a 11 do mesmo mês.

A quarentena das cidades que registaram pelo menos um caso de coronavírus foi suspensa, e os transportes retomaram.

As mesquitas e as igrejas estão autorizadas a reabrir com o respeito estrito pelas medidas de barreiras.

No entanto, o recolher obrigatório (das 21 horas às quatro horas de madrugada) continua em vigor.

O Burkina Faso soma 674 casos confirmados de Covid-19, com 46 mortes, 545 curas e 81 casos ainda sob tratamento.

-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 5maio2020