Francofoniia disposta a acompanhar processo de transição no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, tenente-coronel Paul-Henri Sandaogo Damiba, recebeu nesta quarta-feira uma delegação da Francofonia, liderada pelo conselheiro especial político e diplomático da secretária-geral da instituição, Désiré Nyaruhirira, que reafirmou a disponibilidade da organização de acompanhar a Transição política burkinabe.
De acordo com um comunicado da Presidência do Burkina Faso, o conselheiro especial veio para tranquilizar as autoridades burkinabes sobre a disponibilidade da Francofonia de acompanhar o processo de transição “para uma conclusão sucedida”.
"O Presidente explicou-nos o processo tal como está agora. Vemos que é um processo que corre sem problemas, um processo consensual e felicitamos o Presidente burkinabe por ter formado muito cedo um Governo de Transição e muito recentemente o órgão legislativo.
"Expusemos ao Presidente da República o que nós podemos fazer em termos de apoios técnicos sobretudo no quadro das eleições gerais”, declarou Désiré Nyaruhirira à sua saída da audiência.
O conselheiro especial da secretária-geral da Francofonia afirmu contudo que cabe “às autoridades indicar-nos em que momentos eles querem que as acompanhemos”.
Trata-se de uma missão sugerida pela secretária-geral da Francofonia, explicou Nyaruhirira, que anunciou que a Francofonia vai reforçar os seus projetos e programas em curso no Burkina Faso, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para o bem das populações.
Uma cimeira extraordinária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o Burkina Faso, o Mali e a Guiné-Conakry vai ser realizada, na próxima sexta-feira, em Accra, no Gana.
-0- PANA TNDD/IS/FK/IZ 23março2022