Agência Panafricana de Notícias

Francofonia saúda resolução de ONU de enviar 228 policias ao Burundi

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A secretária-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Michaelle Jean, saudou a adoção pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) duma resolução que autoriza o envio ao Burundi de 228 policias para o restabelecimento da segurança e da estabilidade neste país dos Grandos Lagos.

Num comunicado recebido pela PANA em Bruxelas, a chefe da OIF sublinha a necessidade do restabelecimento da segurança no Burundi e da « retomada dum diálogo inter-burundês verdadeiro e inclusivo ».

Exorta os atores políticos burundeses a trabalharem de mãos dadas com a comunidade internacional « para tirarem definitivamente o Burundi duma crise que compromete seriamente o crescimento e o desenvolvimento económico nacionais».

A 7 de abril último, o Conselho Permanente da Francofonia suspendeu temporariamente o Burundi de qualquer cooperação multilateral, após violências graves que eclodiram neste país desde abril de 2015 devido à decisão do então Presidente cessante, Pierre Nkurunziza, de disputar um terceiro mandato à frente do país.

Estas violências causaram a morte de pelo menos 500 pessoas e a fuga para fora do país de mais de 270 mil Burundeses, indica-se.

-0- PANA AK/JSG/MAR/DD 1agosto2016