Agência Panafricana de Notícias

Francofonia informada sobre prevenção de crises em África

Paris- França (PANA) -- O Painel de Alto Nível sobre o Alerta Precoce e Prevenção de Conflitos no espaço francófono, nomeadamente em África, entregou no fim-de-semana passado, em Paris, o seu relatório ao secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia (OIF), Abdou Diouf, soube a PANA segunda-feira de fontes concordantes, na capital francesa.
Segundo um dos seus membros, o Painel identificou diferentes fontes de conflitos no espaço francófono e, depois, formulou recomendações concretas a fim de permitir à OIF reforçar o seu mecanismo de alerta precoce.
O relatório sugeriu igualmente diferentes iniciativas para permitir à Francofonia passar eficazmente do alerta precoce para a reação rápida.
Presidido pelo ex-chefe de Estado burundês, Pierre Buyoya, o painel de sete membros integra, entre outros, Mohamed El Hacen Ould Lebatt, enviado especial da OIF no Tchad e ex-ministro mauritano dos Negócios Estrangeiros, e Soumeylou Boubeye Maïga, ex-ministro da Defesa e ex-chefe dos Serviços Secretos malianos.
A Francofonia montou em prioridade um sistema de alerta precoce e de prevenção dos conflitos através das Declarações de Bamako (Mali) e de Saint-Boniface (Canadá) sobre a paz, a democracia e os direitos humanos.