Agência Panafricana de Notícias

Francofonia aborda crise em Madagáscar

Paris- França (PANA) -- A Organização Internacional da Francofonia (OIF) organizará quinta-feira em Paris uma sessão extraordinária do seu Conselho Permanente (CPF) sobre a crise política que atravessa Madagáscar há várias semanas, soube a PANA segunda-feira de fonte segura na capital francesa.
Presidida pelo Secretário-Geral da OIF, Abdou Diouf, a sessão extraordinária do CPF deverá pronunciar-se sobre a suspensão da Francofonina da Grande Ilha do Oceano Índico.
Num comunicado publicado durante o auge da crise, Diouf disse que o processo que conduziu à chegada de Andry Rajoelina ao poder era manchado "de ilegalidade e constitui uma ruptura da ordem constitucional".
O antigo chefe de Estado senegalês anunciou então o recurso o "mais breve possível às instâncias competentes da Francofonia habilitadas a tomar medidas adequadas".
Com o objectivo de contribuir para a resolução da crise que desembocou na evicção do Presidente Marc Ravalomanana, a OIF designou o antigo primeiro-ministro togolês, Edem Kodjo, como enviado especial para Madagáscar.