Francês e português extraditados de Cabo Verde para cumprirem penas nos seus países
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cabo Verde extraditou, nos últimos dias, extraditou um cidadão português e um outro francês para os seus respetivos países, onde cumprirão penas de prisão a que já foram condenados, apurou a PANA de fonte segura.
Em comunicado publicado esta terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) cabo-verdiana explica que a primeira extradição ocorreu na tarde do dia 24, na fronteira do Aeroporto Internacional da Praia, designado Nelson Mandela, com a entrega às autoridades portuguesas de um cidadão português de 47 anos de idade.
De acordo com a fonte, o cidadão português cumprirá uma pena de sete anos de prisão efetiva, a que foi condenado no âmbito de um processo pela prática de um crime de branqueamento de capitais, cometido em Portugal em 2015.
A segunda extradição, adianta a Polícia científica cabo-verdiana, ocorreu na madrugada de 26 de novembro corrente, também na fronteira do Aeroporto Internacional da Praia, com a entrega às autoridades francesas do cidadão francês de 43 anos de idade.
Este último, indica o comunicado, cumpirá uma pena de cinco anos, 11 meses e quatro dias de prisão, dos seis anos a que foi condenado pela prática de vários crimes de branqueamento de capitais, agravado pela participação em organização criminosa, contrafação de obra registada, uso, importação, exportação, detenção e venda ou exposição para venda de mercadoria com marca contrafeita.
Estes factos foram praticados em França e Hong-Kong (China), entre os anos de 2008 e 2012, com a sentença de 24 de fevereiro de 2021.
Os dois indivíduos fugiram para Cabo Verde, onde serão detidos pelas autoridades policiais em operações realizadas com a colaboração do Gabinete Nacional da Interpol, na cidade da Praia, lê-se no documento.
-0- PANA CS/DD 30nov2022