Cotonou, Benin (PANA) - Um cidadão francês citado num caso de tráfico de cocaína, no Benin, foi preso no aeroporto de Casablanca, em Marrocos, disseram fontes judiciárias quarta-feira.
O francês de 65 anos, sob um mandado de captura internacional do sistema de justiça do Benin, foi detido terça-feira no aeroporto Mohamed VI, em Casablanca, precisa a "Rádio Frissons", uma estação privada instalada em Cotonou.
Em junho passado, 145 quilgramas de cocaína foram descobertos num contentor de açúcar, no Porto Autônomo de Cotonou. O contentor é considerado um dos vários olvendidos à empresa Sonimex por um expatriado francês.
Na altura dos acontecimentos que levaram à detenção de vários suspeitos, incluindo o chefe da autoridade da referida empresa, o francês teve o seu passaporte confiscado, que posteriormente recuperou antes de deixar o país.
Além do diretor-geral da empresa Sonimex processado por narcotráfico e corrupção, o ex-chefe do Gabinete Central de Repressão do Tráfico Ilícito de Drogas e Percursores (Ocertid), acusou-lhe de abuso de poder e cumplicidade com o tráfico de drogas, enquanto vários quadros de empresas também estão em prisão preventiva neste caso.
-0- PANA IT/IS/MAR/IZ 14out2021