Agência Panafricana de Notícias

França solidariza-se com Níger após ataque de Boko Haram

Niamey, Níger (PANA) - França exprimiu a sua solidariedade com as Forças Armadas nigerinas que perderam "valentes soldados", bem como as famílias das vítimas civis dos últimos eventos de Bosso (extremo leste do Níger), onde 26 soldados nigerinos morreram num ataque terrorista do grupo extremista islâmico Boko Haram, soube a PANA quarta-feira de fonte diplomática.

Segundo o embaixador de França no Níger, Marcel Escure, o seu país tem neste último um parceiro à sua segurança e soberania, pelo que "apoia os esforços regionais na luta contra este inimigo que ataca, que destrói e que desenvolve uma cultura de morte".

"A proteção das populações civis, o desenvolvimento e o restabelecimento da paz são objetivos que apoiamos com os amigos da União Europeia e demais parceiros do Níger”, indicou o embaixador francês no termo duma audiência com o Presidente do Níger, Issoufou Mhahamadou.

Segundo ele, o seu encontro com o chefe de Estado nigerino permitiu passar em revista as relações bilaterais neste início do segundo mandato do Presidente Issoufou Mahamadou.

Marcel Escure foi portador duma mensagem do Presidente François Hollande que exprime "as profundas e sinceras condolências de França ao Níger" depois do ataque do Boko Haram contra e de Bosso.

-0- PANA SA/BEH/IBA/MAR/IZ 08junho2016