Agência Panafricana de Notícias

França sensibiliza comunidades ao vírus de Ebola na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) – França iniciou, através do Club RFI, uma campanha de sensibilização das comunidades à Doença do Vírus Ébola (DVE), que assola, desde agosto de 2018, as províncias do Kivu-Sul e do Kivu-Norte, bem como em Ituri, na República Democrática do Congo (RDC), anunciou segunda-feira o responsável de imprensa da Embaixada francesa, na RDC, Florence Bernat.

Além do lançamento do programa “Vencedores de Ébola”, em parceria com o Programa Nacional de Acompanhamento das Pessoas Curadas de Ébola e o INRB (Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica) e a resposta de emergência no terreno através do apoio à ONG francesa Alima e à Cruz Vermelha francesa, França contribui para ações de sensibilização levadas a cabo no Kivu-Norte.

Para o efeito, apoia-se no Club RFI de Goma, associação que leva a cabo, há mais de 10 anos, atividades de educação cívica, alfabetização ou ainda debates comunitários.

Com o apoio financeiro de França, através do Centro de Crise e de Apoio do Ministério da Europa e Negócios Estrangeiros, o Club RFI organiza regularmente ateliês de sensibilização no território de Nyiragongo, ao lado de Goma, capital da província do Kivu-Norte, antes de duplicar estas atividades em Beni e Butembo.

O Clube produziu igualmente uma banda desenhada intitulada "NAITIKA-NAJIKINGA-NAKINGA (aceito-protejo-me e protejo)”, bem como um pequeno filme que servirão de suporte às atividades de sensibilização e cujas mensagens são antes validadas pela coordenação de resposta à Ebola, concluiu.

-0- PANA KON/BEH/IBA/MAR/IZ 30set2019