França saúda retirada do Presidente argelino das eleições presidenciais
Paris, França (PANA) – O ministro francês da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, saudou a decisão do Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, de retirar a sua candidatura às eleições presidenciais previstas inicialmente para 18 de abril próximo.
Apelou para uma nova dinâmica na Argélia saudou igualmente as medidas anunciadas por Bouteflika para "renovar o sistema político argelino".
Numa declaração feita segunda-feira, o chefe da diplomacia francesa reiterou o compromisso do seu Governo de manter os laços de amizade com a Argélia, e formulou votos de "paz, estabilidade e prosperidade para todo o seu povo”.
"Na sequência das grandes manifestações realizadas na calma e na dignidade em toda a Argélia, França exprime a esperança de que uma nova dinâmica capaz de responder às aspirações profundas do povo argelino possa ser lançada rapidamente”, declarou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros.
Presidente argelino anunciou segunda-feira a sua renúncia a um quinto mandato, numa mensagem à Nação, explicando “que não haverá um quinto mandato".
Na sua mensagem, Bouteflika anunciou igualmente o adiamento das eleições presidenciais de 18 de abril próximo, sem fixar uma nova data para o escrutínio.
A sua renúncia surge depois de várias semanas de manifestações em massa em várias cidades argelinas, para contestar a vontade do Presidente Bouteflika, de 82 anos de idade, doente e no poder desde 1999, de solicitar um quinto mandato.
-0- PANA BM/IS/SOC/FK/IZ 12março2019